quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Divagações: Ser escritor


- Pai... eu quero ser advogado...
- Legal, filho. Passa este ano fazendo cursinho e ano que vem eu te pago uma faculdade.

***
- Pai, eu quero ser médico...
- Que bacana, filho.. pode prestar o vestibular que se você passar eu pago e ainda te dou um carro.

***
- Pai, eu quero ser coveiro...
- O quê? Coveiro? Por quê?
- Na verdade é brincadeira. Quero ser escritor.
- Ahn... tem certeza que não é coveiro mesmo?

***

Só quem almeja viver da escrita sabe a complicação que é tentar explicar pra qualquer pessoa que você quer fazer isso. É que é uma profissão muito subjetiva. Se você é pedreiro, no seu dia-a-dia você constrói uma casa. Se você é médico, você atende pacientes. Se você é vendendor, você tem clientes para atender durante seu dia de trabalho. E um escritor? O que faz? Escreve? Não, escrever é só uma parte. Antes você tem que ficar lendo, vendo filmes, tv, ouvindo música, passeando.

Então, se alguém te pergunta "o que você faz?", você responde que vê filmes, ouve músicas, passeia e depois, baseado nessas experiências, você escreve.

Não, você não fala isso. Você diz que faz bicos, que ajuda o pai (não que não seja verdade, mas isso não é profissão, né?), que tem uns "projetos aí" (que também não deixa de ser verdade, mas você não especifica quais projetos são estes)... E no interior é ainda pior, parece que todos pensam que quem escreve as falas são os atores. Que elas surgem assim, no ar. Mas ninguém lembra que penava e odiava a aula de redação, achava um sacrifício escrever um parágrafo sobre o que quer que fosse.

Estou pensando nisto porque eu tinha que assistir uns desenhos animados pra um "projeto aí", mas hoje veio a faxineira em casa e eu "não pude" fazê-lo. Imagina só, que vagabundo.. além de não trabalhar, ainda passa o dia vendo tv... desenho animado!!! Esse mundo tá perdido mesmo...

E é por estas e outras que eu ou obrigado a contar mentiras.
"E o Jr? Tá trabalhando? Ah, ele é traficante, é? Bom, pelo menos ele não tá parado..."

2 comentários:

massafera disse...

hahahahahhaahehuehuehe pois é celsão, antes de ter trampos publicados eu tbm era o cara vagal, onde já se viu ficar fazendo desenhinhos enquanto seus amigos estudam e trampam de verdade, complicado..... mas vc ainda vai colher frutos, tenho certeza, grande abraço!

Sayd Mansur disse...

incrivel. nunca vi uma definição tão espontanea e descompromissada definindo todo um estado de coisas!
:P