terça-feira, 20 de novembro de 2007

Relaxa... Nada é Igual (ou "É Foda!" parte 2)



Como falei no penúltimo post, estava pusto da vida porque uma idéia que eu venho desenvolvendo ( há mais de ano, pra falar a verdade) foi ao ar sem ninguém me consultar. Quer dizer, não é bem assim.. mas é mais ou menos assim que você se sente ao ver uma idéia "sua" feita por outra pessoa e que não tenha nenhuma relação contigo.

Você fica louco da vida! Como eu estava no post abaixo. Mas não é o fim do mundo.

Depois que escrevi o post, o meu amigo e talentoso desenhista Elson (clique aqui pra ver umas ilustrações dele) disse que isso também acontece com ele. E, conversando com uma amiga há pouco, ela disse que queria adaptar a obra do Gabriel Garcia Márquez “Amor em Tempo de Cólera” um dia. Aí eu perguntei se ela sabia que um filme baseado no livro tinha estreado nesse fim-de-semana lá fora. Ela, puta, claro!, disse que sim. Mas, pra aliviar um pouco a raiva dela, eu disse que as críticas foram péssimas lá fora (e foram mesmo e a bilheteria, um desastre) e que com certeza a versão dela seria bem diferente. E é aí que o mundo não acaba.

Cada um tem sua visão de mundo, tem suas próprias experiências e tem suas formas de se expressar. Como eu falei no post abaixo, o conceito do programa que eu tinha criado (um estagiário que só se dá mal na MTV), é o mesmo.. mas a execução é bem diferente. Coincidentemente, como no primeiro episódio exibido na MTV de "Artur, O Estagiário", há uma participação do João Gordo. E vai até na mesma linha, de ele espinafrar o cara. Mas minha versão foi bem mais elaborada e por isso mesmo, criando um clima até a aparição do mesmo. No episódio da MTV ele aparece, espinafra e desaparece. Não esqueçamos, claro, que eles tinham 5 minutos pra mostrar todo o primeiro episódio. Mas mesmo assim, isso é uma coisa que eu não faria. Não estou nem questionando a qualidade agora. Estou dizendo apenas que eu não escreveria esse roteiro se tivesse 5 minutos pra falar sobre o mesmo tema.

Então, se você ver uma idéia que você teve sendo executada por outra pessoa, relaxe. Você faria diferente. Aí ou você re-adapta sua idéia para outro contexto ou você guarda ela pra daqui há um tempo, quando não lembrarem mais dessa referência imediata.

Mas, se por um acaso absurdo do universo a idéia sair igualzinha a sua, pode ficar bem puto.

4 comentários:

Anônimo disse...

Olá
é claro que cheguei aqui pelos camimhos deliciosos da Fal.
Sobre esse tema eu tenho uma opinião.
CONSPIRAÇÃO ALIENÍGENA.
Dentre tantas coisas que eu poderia listar vai uma recente e de clone em rede nacional.
Frequento uma sala de bate papo fixa a algum tempo e com amuzades lá tb fixas e com uma e outra coisa nonsense comecei a teclar em francês pior que portunhol, como: amigé, primé, coisé ( toda palavra terminada em " é "... Bem, íamos nessa de o melhor ser o pior, qto menos melhor e tals qdo um dia uma das minhas amigas comentou que em um programa de humor da Rede G, que passa sábado a noite tinha um quadro assim. Não! Não pude acreditar até que ví com minhas próprias meninas dos olhos. Afe.
Por isso que eu acho que é uma conspiração alienígena pois como pode ser algo que eu fiz do nada aparecer na TV?
Por isso, entendo sua dor.
Mas... Avante e levante (adoro trocadilhos assim, será que vc vai enteder?... rs)
Bem, esteja bem no litoral e boa volta a sua terra natal ou não...rs

Anônimo disse...

Ahh não consegui revisar o texto... Perdoa os erros de digitação

Celso disse...

A sua teoria é totalmente coesa e racional, Shirley. Mas acho que as pessoas só vão acreditar quando já estivermos todos acorrentados e servindo de escravos para os Marcianos. E, como você entende a minha, também entendo a sua dor. Ainda se nos pagassem os direitos autorais, né?
Beijé!

Anônimo disse...

Rapaz!!
Dei uma busca com meu nome no google ( as vezes faço isso ) e me deparei com esse comentário que fiz em 2007.
Adorei reler e adorei ver a sua resposta.
Você está bem?
Novidades?
Parou com o blog?
Conte-me tudo, não esconda-me nada ( se quiser, é claro... rs )

Beijé!

Shirley Vivaldini