domingo, 25 de novembro de 2007

Norman Rockwell (1894 - 1978)


(clique para ampliar)

É quase impossível dissociar o trabalho de Norman Rockwell do retrato da cultura norte-americana desse século. Ninguém revelou tão bem a sociedade americana, em seu fulgor e plenitude; nenhum outro desenhista ilustrou de forma tão soberba o "sonho americano", a realidade do "American way of life". Nos Estados Unidos, Norman Rockwell é quase uma referência direta à história da América ao longo do século vinte. Através de guerras, depressões, a exploração do espaço e os grandes feitos norte-americanos, Rockwell desenhou assuntos do cotidiano, dando um caráter histórico ao seu trabalho, mas nunca esquecendo a descrição de pessoas comuns em situações absolutamente banais, com uma exatidão espetacular.

Uma das características mais marcantes do desenho e ilustrações de Norman Rockwell era a meticulosidade, a exatidão dos traços e cores. Tal precisão revelava um lado da personalidade de Rockwell: ele realmente gostava das pessoas que retratava e assim o fazia com um sentimento de diversão. Desenhar era algo que o alegrava e o fazia esquecer a falta de habilidades com outra atividades, fruto de uma timidez adquirida na infância graças a seus pés tortos, ombros estreitos e pescoço saliente. "Todos os outros garotos da escola são atletas e se expressam plenamente. Eles tem uma identidade, um lugar reconhecido entre os outros garotos. Eu não tenho isso, tudo o que tenho é a habilidade para desenhar, o que mais que eu procurasse ver, nâo contava muito. Mas porque era tudo o que eu tinha, eu comecei a fazer daquilo a minha vida. Eu desenhava toda hora", dizia o artista.

Continue lendo este texto bacana aqui ó

Obs. Note como ele se desenha mais novo e mais galã do que o espelho mostra

Nenhum comentário: