sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Far Side


(clique nas imagens para ampliá-las)

O cartoon é uma das artes mais difíceis de se fazer. Num pequeno espaço, o artista precisa ser muito criativo para atrair o leitor formando situações e personagens que se tranformam em sucesso.

Um dos mais respeitados é americano Gary Larson. Nascido a 14 de agosto de 1950, em Tacoma, no estado de Washington, é um dos mais vendidos nos Estados Unidos, com alguns de seus livros chegando a vender mais de um milhão de exemplares e recebendo grandes elogios da imprensa.

Larson nunca estudou arte e sempre foi apaixonado por ciência, um dos temas comuns de seus cartuns. Depois de fazer desenhos sem maiores pretensões na escola, se interessou por música tocando jazz no colégio. Em 1972, com 22 anos, se formou em comunicação e, após sair da universidade, trabalhou numa loja de instrumentos musicais. Em 1976, vendeu seis cartuns para uma revista local. A partir daí, conseguiu publicar seus cartuns num jornal semanal. Em 1979, ganhou uma coluna num jornal de Seattle, onde mora atualmente.

ESTILO

Com um traço simples, algumas vezes até grotesco, Gary Larson abusa da ironia e do surrealismo para criticar os hábitos e as tradições americanas. Muitas vezes, ele inverte as situações colocando animais em atividades e ações feitas por pessoas.

O velho oeste com os índios e cowboys, a NASA, os parques com os ursos, os super-heróis, os alienígenas e personagens famosos de contos infantis são alguns dos temas preferidos pelo cartunista.

Outro motivo explorado são os serviços públicos. Larson coloca profissionais de várias áreas em situações incomuns, como que denunciando a má qualidade dos serviços prestados à sociedade.

A série que levou o cartunista ao estrelado, The Far Side, foi publicada nos jornais americanos por 14 anos e foi traduzida em 17 línguas e publicada em 1900 jornais em todo o mundo. Ao todo, a série rendeu 22 livros que venderam mais de 30 milhões de exemplares, colocando-o como um dos autores que mais vendem nos EUA. Larson recebeu diversos prêmios internacionais, criou séries animadas para a tv CBS e participou do festival de Veneza em 1997. Far Side trouxe uma variedade de produtos como cards, caledários, canecas e camisetas.

Fonte: http://www.odarainternet.com.br/supers/quadrinhos/gary-larson.htm

Nenhum comentário: